Turismo GLS

Grécia: um sonho de viagem

Posted on: setembro 12, 2008

Além das paisagens paradisíacas, é emocionante conhecer o berço da civilização ocidental: Atenas. Já em Mikonos o que não falta é ferveção

Casinhas caiadas de branco, incrustadas nas pedras e banhadas por um mar muito, muito azul. Tudo isso banhado pelo sol forte, pleno e ardido. Conhecer ruínas milenares e navegar por entre as belíssimas e históricas ilhas. O clima é bem quente no verão e o inverno é suave. Junte-se a isso um povo muito alegre, orgulhoso, festeiro e bastante hospitaleiro. Por essas e por outras, não há quem não sonhe em viajar para a Grécia; e quem já foi, sonha em voltar. Afinal, foi lá que o mundo civilizado começou sua epopéia: as artes, a filosofia, a política e as olimpíadas. Todos esses pilares que formam a nossa sociedade ocidental nasceram na Grécia há muito tempo.

Por volta do século V, durante o período conhecido como Clássico, vivia-se no país um ambiente de muita cultura e liberdade. A visão dos gregos sobre a homossexualidade era, inclusive, muito mais moderna do que a de muitas sociedades atuais. Hoje, é claro, o cenário é muito diferente daquele em que Sócrates arrastava suas chinelas de couro. A capital Atenas, por exemplo, é uma grande metrópole com tudo o que uma cidade cosmopolita tem de ter. Principalmente, desde 2004, quando foram feitas reformas e melhorias de estrutura para que voltasse a sediar uma edição dos Jogos Olímpicos. Mas a atmosfera de democracia e liberdade ainda reina no país mediterrâneo.


Templo de Zeus: um dos
monumentos ainda presentes
da era da Grécia Antiga


O vigor e a nobreza da
guarda do país


Detalhe da sacada de uma
das edificações que se
encontram na Acrópole

APENAS ATENAS – A capital grega é um verdadeiro museu a céu aberto –  mais do que Roma. O que já era de se esperar, afinal, essa cidade nasceu por volta do ano 5000 a.C. Mas nem tudo são ruínas. Do alto da Acrópole, pode-se enxergar bem a mistura do novo e do antigo. Essas características fazem de Atenas uma das cidades mais interessantes da Europa. Três linhas de metrô cortam a cidade. Não são muito grandes, já que cada vez que se cava um túnel encontra-se um novo sítio arqueológico. Mas ajuda no trajeto entre os principais pontos históricos, além de ligar o aeroporto ao porto, de onde saem os passeios pelas ilhas. E por cerca de 3 euros compra-se um bilhete que dá direito a usar qualquer transporte público por um período de 24 horas. Pegando o ônibus da linha A2 ou A3, por exemplo, chega-se a Glyfada, um bairro glamouroso e descolado na costa ateniense. Depois de visitar atrativos turísticos obrigatórios, como o Partenon, a Ágora, o Templo de Zeus, o monte Likavitos e o Museu Arqueológico Nacional, você terá fome. E aproveite, porque na Grécia toda a comida é mediterrânea! Conheça o Azul, que é pequeno, mas anda concorridíssimo, e o Cookou Food, que também é moderno e atrai a clientela jovem. Ou tente os mais tradicionais, como o Plátanos ou o Rodakio, tavernas que promovem uma viagem no tempo. E, para provar um autêntico carneiro grego, vá ao To Steki Tou Ilia, onde as costeletas são assadas no limão e degustadas com as mãos.


Um dia nas praias de Mikonos pode virar
numa festa que dura o
dia inteiro


Noite em Atenas: shows
e clubes para todos os
estilos


O Parthenon é um dos
símbolos fortes da era
clássica e também um
dos mais belos


Vista da capital grega,
onde se fundem história
e seu novo urbanismo

Depois, volte ao hotel apenas para um banho e saia para a rua. Os atenienses vivem ao ar livre e, tanto de dia quanto à noite, as estreitas vias estão sempre cheias. E na cidade há clubes e shows para todos os estilos. Hospedar-se também não será uma tarefa difícil, já que Atenas tem diversos hotéis friendly, como Acropolis Select, Golden City, Adrian, Le Mirage, President e vários outros.

MIKONOS FERVE – Praias de areia dourada e mar azul intenso. Paraíso idílico, perfeito para relax e tranqüilidade, certo? Bem, em parte. A natureza de Mikonos é, realmente, exuberante – e tudo o que se pode querer de uma ilha grega. Agora, se estiver à procura de calmaria, escolha outra das mais de 2 mil ilhas para ficar. Porque aqui a balada não tem hora para terminar. Mikonos é eclética, democrática, livre e pagã. É a celebração dos excessos e das diferenças, onde velhinhos coexistem com ravers e ninguém sequer ameaça lançar um olhar de reprovação. Na areia, hippies e megaempresários dividem um lugar ao sol, assim como mochileiros, celebridades e quem mais vier. E a qualquer momento uma festa pode começar, bem ali do seu lado. Basta que alguém decida aumentar o volume do som. Rapidamente alguém começará a dançar, quiçá em cima da mesa, e pronto! Assim nasce mais uma festa na ilha.

As praias de Paradise e Super Paradise são as que têm maior vocação baladeira. Elas começam a bombar a partir das 15h, quando as pessoas que se jogaram na noite anterior conseguem acordar. Coma e beba qualquer coisa, dê um revigorante mergulho e esteja pronto para mais uma festa. E não se esqueça: você está no Olimpo, você está na Grécia, presente dos deuses!


Os famosos moinhos que
marcam a belíssima paisagem.
Lembra da novela?


O mix de turmas no agito
da festa Super Paradise Beach


A charmosa Little Venice, um
dos points mais encantadores
da ilha

Deixe um comentário

Sejam bem-vindos!

Este é um blog de turismo voltado ao público GLS com opções de roteiros nacionais e internacionais. Naveguem, arrumem suas malas e deixem seus comentários nas matérias. Bons ventos sempre!

Calendário Mensal

setembro 2008
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Matérias mais acessadas

  • Nenhum

Comentários Recentes

Lorena em Recife, do frevo ao fervo
Edson em Toda diversidade de Punta del…
Emanuelle Assunção em Bonito: beleza pura
paulo a de oliveira em Guia gay básico de Salvad…
Reinaldo Elias em Toda diversidade de Punta del…